segunda-feira, 30 de abril de 2012

"Não diga à Deus o tamanho do seu problema, diga ao seu problema o tamanho do seu Deus".
"Para se estar de pé diante dos homens é necessário estar de joelhos diante de Deus."

sábado, 28 de abril de 2012

Aos Olhos do Pai

Diante do Trono

Aos olhos do Pai
Você é uma obra-prima
Que Ele planejou
Com suas proprias mãos pintou
A cor de sua pele
Os seus cabelos desenhou
Cada detalhe
Num toque de amor
Aos olhos do Pai
Você é uma obra-prima
Que Ele planejou
Com suas proprias mãos pintou
A cor de sua pele
Os seus cabelos desenhou
Cada detalhe
Num toque de amor
Você é linda demais
Perfeita aos olhos do pai
Alguém igual a você nao vi jamais
princesa linda demais
Perfeita aos olhos do Pai
Alguém igual a você não vi jamais
Você é linda demais
Perfeita aos olhos do pai
Alguém igual a você nao vi jamais
princesa linda demais
Perfeita aos olhos do Pai
Alguém igual a você não vi jamais
Aos olhos do Pai
Você é uma obra prima
Que Ele planejou
Com suas proprias mãos pintou
A cor de sua pele
Os seus cabelos desenhou
Cada detalhe
Num toque de amor
Nunca deixe alguém dizer
Que não é querida
Antes de você nascer
Deus sonhou com você!
Nunca deixe alguém dizer
Que não é querida
Antes de você nascer
Deus sonhou com você!
Você é linda demais
Perfeita aos olhos do pai
Alguém igual a você nao vi jamais
princesa...
Aos olhos do Pai

JESUS TE AMA!!!

http://youtu.be/KMoOdBGBeGE

decorações para culto infantil


teatro infantil

VIRÁ UM SALVADOR

Encontram-se 3 crianças, as duas primeiras vão fazer um relato da história do Salvador.

Desde a promessa após a queda do homem, até a vinda de Jesus na humilde manjedoura.

CRIANÇA 1: Olá! Como você está?
CRIANÇA 2: Eu estou bem, só estava pensando sobre o que é realmente o Natal para nós.
CRIANÇA 1: Quem não conhece a Deus, apenas se esforça para trocar presentes e divertir-se, mas não sabem que é Natal.
CRIANÇA 2: Olhe lá quem está vindo...
CRIANÇA 3: Olá! Como vocês estão?, Vocês parecem preocupados.
CRIANÇA 1: Sim, estávamos falando do grande amor de Deus para a humanidade. Apesar de nossos primeiros pais desobedeceram a Deus, Ele lhes deu uma grande promessa, de que o Salvador viria.
CRIANÇA 2: Olhe, felizmente trouxe a Bíblia, onde vemos essa grande
promessa. Em Gênesis capítulo 3, versículo 15 nos diz que chegaria um Salvador.
CRIANÇA 3: Que interessante.
CRIANÇA 1: Deus começou a tomar providências, para cumprir sua promessa;
Um dia, um homem, chamado Abraão, recebeu de Deus uma grande notícia.
CRIANÇA 2: Encontramos na Bíblia Sagrada, no Livro de Gênesis capítulo 12
versículo 2 "e farei de ti uma grande nação."
CRIANÇA 3: Mas eu ouvi dizer que ele não tinha filhos e já estava velho.
CRIANÇA 2: Isso que é maravilhoso!.
CRIANÇA 1: Abraão acreditou na promessa de Deus e Deus deu-lhe uma criança chamada de Isaac.
CRIANÇA 2: Em Mateus capítulo 1, versículo 1, em diante, vemos como Deus foi cumprindo sua promessa.
CRIANÇA 3: Como é belo tudo isso, (empolgado)conta mais.
CRIANÇA 1: Os anos se passaram, e um profeta de Deus foi enviado com uma mensagem para Rei Davi.
CRIANÇA 3: E que mensagem era essa?.
CRIANÇA 1: Que seu reino seria para sempre e o seu trono seria eterno; Ou seja da descendência viria o Senhor Jesus, o Rei Eterno.
CRIANÇA 3: Você sabe que essa conversa está ficando cada vez mais
interessante para mim.
CRIANÇA 2: Rei Davi ficou muito feliz ao ouvir essa notícia maravilhosa,
lembrando que ele tinha sido um humilde pastor de ovelhas.
CRIANÇA 1: O tempo passou e Deus estava cumprindo sua promessa, vemos que Deus envia um anjo para uma pequena cidade chamada Nazaré, uma jovem mulher chamada Maria. O anjo anunciou que ela teria um filho chamado Jesus, ela ficou confusa.
CRIANÇA 3: É claro, ela não era casada ainda, como poderia uma criança?.
CRIANÇA 1: O anjo disse-lhe que a criança seria concebido pelo poder do Espírito Santo, ou seja, seria um filho de Deus.
CRIANÇA 3: Então o que aconteceu? É cumprido o que o anjo disse?.
CRIANÇA 2: Sim, a palavra de Deus diz em Mateus capítulo 1 versículo 18 a 24.
CRIANÇA 1: Finalmente vem essa noite especial, quando Deus os fez cumprir essa promessa.
CRIANÇA 3: Que seria a noite mais maravilhosa, eu imagino que estrelas deve ter tido um brilho especial, certo?.
CRIANÇA 2: A palavra do Senhor nos diz em Lucas capítulo 2 versículo 8 a 18, que o primeiro que soube esta grande notícia foi um grupo de humilde pastores, que estavam cuidando seus rebanhos naquela noite. Apareceu-lhes um anjo que deu a notícia, iriam encontrá-lo em uma manjedoura envolto em panos.
CRIANÇA 1: Eles foram e encontraram a criança como o anjo disse-lhes e adoraram o bebê Jesus. Ao deixar aquele lugar contavam o que eles tinham visto e ouvido.
CRIANÇA 2: Então, Deus cumpriu a promessa, ao enviar seu filho como Salvador. É o único caminho para alcançar a salvação.
CRIANÇA 3: Graças a Deus e vocês, porque agora eu entendo a importância do Natal, o maior presente que podemos receber é Salvador Jesus em nossos corações.
CRIANÇA 1: Por que não adoramos o Salvador, como o fizeram os pastores antes de sairmos daqui?

Brincadeiras para culto infantil dinamico

Como fazer um culto infantil mais dinâmico?
LB, RJ, 2006
Decida um formato.
É necesário ter um pouco de rotina: ajuda as crianças a se sentirem à vontade e anteciparem o que vem depois. Mas, você não precisa ser rígido, nem fazer exatamente a mesma coisa todas as aulas. Varie as brincadeiras, músicas, tenha datas especiais com uma estrutura de atividades completamente diferente.
Por exemplo, o seu formato básico poderia ser assim:
  1. Cumprimentos: diga “Bom Dia! Olá! Como vai?”. Cumprimente cada criança pelo nome, sorria, demonstre prazer em recebê-las.
    Você pode fazer uma chamada como na escola, mas ao invés de cada criança dizer ‘presente’, para cada dia você terá um tema “hoje quando eu chamar o seu nome, você vai me dizer a sua cor favorita”.
    Ou você pode ter um quadro onde cada um cola um adesivo ao chegar.
  2. Música: intercale cantos conhecidos com outros novos (se você só usa cantos novos, as crianças se sentem frustradas; se você só usa os mesmos, fica cansativo. Intercalar cantos que conhecidos com um ou dois novos, é mais interativo).
  3. Oração: é importante que as crianças se habituem a orar. Alterne: as vezes um adulto ora; às vezes uma ou mais crianças oram. Faça orações em círculo, de mãos dadas; individuais, cada um na sua; em silêncio ou em voz alta.
  4. Introdução ao tema: pode ser uma música, uma brincadeira, uma conversa… Mostre algum objeto que irá aparecer na história, pergunte sobre as experiências das crianças sobre o tema da história (por ex.: quem já foi pescar? no dia em que você vai falar da pesca maravilhosa)
  5. Tema: pode ser por dia ou pode ser um tema por mês/bimestre com várias histórias e atividades interligadas. É muito importante que você escolha uma forma apenas para apresentar o tema: Conte a história ou faça um jogo ou dinâmica, etc… Depois que você aprensentar o tema, dê uma chance as crianças de responderem, assimilarem, trabalharem por si mesmas o conteúdo. Isso pode ser uma conversa ou como descrito abaixo.
  6. Resposta ao tema: pode ser arte, trabalho escrito, jogo. Dê oportunidade às crianças para que recontem a história nas suas próprias palavras ou de que respondam ao tema com expressão artística. Veja mais sobre isso nas Dicas “Como lidar com atividades artísticas” ou nos Trabalhos Manuais.
  7. Encerramento: com oração, bênção e envio. Você precisa terminar o dia; é muito importante dar um fim claro às atividades, demonstra respeito, não só a Deus e às atividades que você preparou como às crianças.
  8. Despedida: Faça deste um momento agradável e informal. É neste momento que você conversa com os pais, diz a eles o que os filhos fizeram durante o dia, elogia um bom comportamento e a participação. Dê uma atenção também as crianças, diga que você gostou que elas vieram e que gostaria de vê-los novamente no próximo domingo. Quem sabe algumas vezes você prepara um suco com biscoitinhos e promove um rápido papo para integração das famílias.
Varie!
  • Faça um jogo para ver se todos sabem os nomes uns dos outros;
  • Traga instrumentos musicais para as crianças acompanharem o canto (chocalhos, triângulos e coquinhos todos podem usar);
  • Traga um CD com o playback das músicas ou com a história do dia;
  • Conte a história: usando fantoches; usando flanelógrafo; usando objetos; usando livro; outra só com a sua voz e gestos.
  • Monte um teatro, jogral ou encenação (com as crianças ou com os pais e avós para contar a história);
  • Não conte história alguma: faça uma dinâmica de grupo ou brincadeira que leve as crianças a pensar sobre o tema do dia ou sobre o que o texto bíblico quer dizer (isso funciona melhor com crianças acima dos 8 anos);
  • Promova uma festa, talvez com os pais junto. (fizeram recentemente uma Noite do Pijama na minha comunidade e as crianças vieram para uma atividade no fim da tarde de sábado; dormiram em sacos de dormir e colchonetes no salão comunitário, com alguns pais e voluntários para tomar conta; tomaram café da manhã lá mesmo e participaram do culto de domingo);
  • Convide as criancas para orarem; Dê diretrizes: cada um vai falar ‘obrigada por…’ e depois ‘Deus abençôe…’);
  • Involva as crianças na bênção: existem inúmeras cantigas simples e versinhos, como: “Deus te abençôe” – cada um coloca a mão sobre a cabeça do vizinho; “Deus te proteja” – cada um coloca a mão sobre os ombros do vizinho; “Deus te dê a paz” – as pessoas se abraçam (se estiver fazendo isto em círculo, é só passar o braço na cintura do vizinho e espremer o círculo em direçãoo ao centro).
  • Saia da sala de aula. Vá para o jardim (cuidado que é mais dificil manter a atenção!) ou para a igreja, ou mesmo para a cozinha (desde que não esteja sendo usada para mais nada).
Vá com calma!
Não adianta querer usar todas as sugestões acima no mesmo dia. Escolha uma para cada encontro, ou escolha uma por mês para experimentar. Use aquelas que você gostar com mais frequência, mas não tenha medo de testar uma ou outra novidade.
Divida o trabalho
Faça um “banco de talentos” – descubra o que as pessoas gostam de fazer. No nosso grupo de professores, duas são excelentes músicas; outras duas são boas contadoras de histórias; uma terceira tem uma voz doce que sempre acalma aquela criança que está chorando e as mais jovens tem energia para correr e brincar! Faça um rodízio entre as pessoas; se você trabalha em duplas, tente alternar as duplas.
Descubra também outras pessoas que podem ajudar na comunidade. Um senhor da nossa igreja reformou as cadeiras pequenas e preparou uma mesa na altura certa. Um artesão poderia fazer um flanelógrafo (velcrômetro) ou um palco para fantoches; e outra pessoa poderia trazer e cuidar das plantas em frente às salas de aula.

Crianças