terça-feira, 1 de maio de 2012

Brincadeiras para culto infantil

1) Descobrindo Versículos


Introdução: "Se a palavra de Deus é a semente, que podemos fazer para conseguir uma colheita rápida de sementes."

Todos os grupos recebem uma mesma palavra ou expressão.
A corrida é para ver quantos versículos com a palavra dada, o grupo pode achar e escrever numa lista. O versículo precisa ser todo escrito, com a respectiva referência. Estabeleça o tempo antes de iniciar o jogo. (5 ou 10 minutos?) Você pode dar pontos apenas para o grupo que conseguir mais versículos ou dar 1 ponto por versículo encontrado, para cada um dos grupos.

2) Telefone sem fio.

Idade: a partir de 5 anos

Participantes: 5 ou mais

Regra:Organizar os jogadores sentados um ao lado do outro em fila.O primeiro jogador diz uma frase/mensagem da bíblia no ouvido do amigo seguinte. Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido do colega seguinte até que o ultimo falará em voz alta o que recebeu. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente!!!

3) Fui a feira ( mas pode substituir por Fui a Igreja)

Idade: a partir de 5 anos

Participantes: 4 ou mais

Regra:Um jogador diz em voz alta: Fui a feira e comprei.. por exemplo "maçã". ( ou diz: Fui a igreja e vi a profª da edb...o pastor...a bíblia etc...)o jogador seguinte repete a frase do primeiro acrescentando outra mercadoria (ou algo encontrado na igreja) o terceiro jogador repete as mercadorias (algo encontrado) que os jogadores anteriores disseram e acrescenta mais uma, ganha quem não repetir mercadoria (algo encontrado) e lembrar todas que foram faladas.

Exemplo melhor: 1º jogador- Fui à igreja e encontrei o pastor

2º jogador- Fui á igreja e encontrei o pastor e a profª da ebd

3º jogador- Fui á igreja e encontrei o pastor, a profª da ebd e a bíblia.

4) Estátua

Para essa brincadeira é bom ter mais de 5 pessoas.Você vai precisar de um aparelho de som.Todos os jogadores fazem um círculo e um fica como o mestre, controlando o som. Quando o mestre quiser ele abaixa o volume e diz "estátua"! Os jogadores devem ficar em posição de estátua, sem se mexer e o mestre vai tentar fazer caretas e brincadeiras para ver quem se mexe primeiro. Não vale fazer cócegas. Quem se mexer ou rir primeiro fala um versículo e vai para o lugar do animador.

5) Que bicho eu sou?

Número de participantes: No mínimo 5 .É uma brincadeira bem divertida. Uma pessoa escreve o nome de vários bichos (pode ser um desenho) , um em cada folha de papel. Esses nomes devem ser colados nas costas dos participantes sem que eles vejam qual o bicho. Cada participante terá que adivinhar o animal que virou fazendo perguntas sobre as características do bicho aos outros participantes. As respostas devem ser sim ou não. O último a descobrir sai da brincadeira e passa a colar o nome dos bichos nos vencedores. Pode usar os bichos usando a história da Arca de Noé...muito bom.

6) Mímicas

Pode antes contar uma história da Bíblia e depois organizar a brincadeira. A partir de 6 pessoas Dividir o time em dois.Cada time vai pensar em um nome de uma categoria, exemplo: filme, música e outros; e chamar uma pessoa da outra equipe.A pessoa escolhida vai tentar representar o nome sem dizer uma palavra, para a sua própria turma. Se o time de quem estiver representando acertar em menos de 1 minuto ganha um ponto. Se não acertar, ganha a equipe adversária.

7) Massa de modelar

2 xícaras de
chá de farinha de trigo; Meia xícara de chá de água; Meia xícara de chá de sal; Uma vasilha. Modo de fazer: Misture tudo numa vasilha, com as mãos. Se a massa ficar dura, junte mais água e amasse. Amasse bem até sentir que a consistência está boa para modelar. Massa colorida: Divida a massa em algumas partes. Em cada parte coloque uma colher de sopa de tinta guache diluída em um pouco de água (em cada parte uma cor diferente). Amasse até a tinta estar espalhada igualmente. Guarde a massa em um recipiente fechado na geladeira. Ela dura um mês ! Pode pedir para as crianças criarem animais da arca ou personagens bíblicos.

8) Chocalho

Material:01 lata de alumínio Semente de feijão, milho, arroz ou pedrinhas Fita adesiva

Modo de fazer: Você pode enfeitar seu chocalho com figuras que você imprime e cola. Ou pode pintar sua lata com tinta plástica. Encha sua lata com a semente que você tiver ou pedrinhas. Cada semente fará um barulho diferente e você pode fazer vários chocalhos conseguir diversos sons. Vede o buraco da latinha com fita adesiva e cole uma figura por cima para dar um acabamento legal .Cante um corinho bem animado e coloque as crianças para usarem o chocalho. Vai ser bem divertido.

9) Laranja na cesta

Material: 4 arvores feitas em EVA verde e preto ou marrom (para o tronco) 1 dado( pode ser confeccionado em Bisquit) 40 laranjinhas( feitas em EVA laranja) Uma cestinha Participantes: até 4 jogadoresTodos colocam as laranjas em suas árvores. Um jogador inicia a partidaDe acordo com o numero indicado pelo dado o jogador retira as laranjas da sua árvore e coloca dentro da sua cestinhaO jogo continua até que um dos participantes encha primeiro a sua cestinhaVence o jogador que
colher primeiro todas as duas 10 laranjasNo final, a retirada das últimas laranjas só poderá ser feita com o número exato apontado pelo dado.

10) Dança da Cadeira

Você precisa ter uma cadeira a menos do número das pessoas que estiverem brincando.Por exemplo, se forem 5 crinças, deve-se ter 4 cadeiras.Coloque uma música animada,a criançada andam dançado ao redor das cadeiras,quando a música parar elas devem sentar-se,quem não conseguir, sai da brincadeira.Conforme as crianças vão saindo,deve-se tirar também uma cadeira, ou seja, se iniciou com 5 crianças e 4 cadeiras, assim que a primeira criança sair tira-se mais uma cadeira,ficando 4 crianças e 3 cadeiras e assim sucessivamente, até que só reste uma cadeira e o vencedor.

5 comentários:

  1. gostei muit ddas brincadeiras...tinha algumas q ainda não conhecia,,obrigada ajudou bastante. :)

    ResponderExcluir
  2. legal muito bom mesmo ,,, vamos usar aqui na ig batista missionaria - pacaja pa
    ass jailson pereira

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!!! vou fazer com crianças!!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom!!! vou fazer com crianças!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ambientes barulhentos agridem o bebê

    Na 22ª. segunda semana de gravidez, a cóclea, órgão que abriga todos os componentes da audição dentro da orelha interna, já está completamente formada. Isso quer dizer que o bebê ouve a mesma coisa que você.

    Estudos já demonstraram que o líquido amniótico pode amplificar alguns tipos de som, como os muito graves. A voz da mãe também é amplificada em cerca de 5 decibéis.

    Um estudo chegou a mostrar que mulheres que trabalhavam oito horas por dia num ambiente de muito barulho (em volumes que exigiam proteção auricular) corriam mais risco de ter bebês com problemas auditivos.

    Além disso, é preciso considerar que um barulho muito forte faz com que o organismo da mãe produza hormônios ligados ao estresse, fazendo o coração acelerar, o que não é bom para a saúde cardíaca do bebê.

    Os bebês, desde o útero materno, ouvem e reconhecem vozes. Sabe-se também que são capazes de sentir emoções da mãe, de se assustar e que após o nascimento terão memórias da vida intra uterina.

    O psiquiatra canadense Thomas Verny explica no livro “Bebês do Amanhã: Arte e Ciência de Ser Pais”, que desde os primeiros meses de gestação, a criança é capaz de identificar certos acontecimentos.

    “Com 4 meses e meio, se você acender uma luz forte na barriga de uma gestante, o bebê vai reagir. Se fizer um barulho alto, ele tenta colocar as mãos nas orelhas. Se colocar açúcar no liquido amniótico, ele vai dobrar a ingestão. Bebês gostam de açúcar! Quando se coloca algo amargo, o bebê para de tomar o líquido e faz cara feia. Eles sentem a diferença entre doce e amargo, reagem à luz, ao toque e ao barulho.”

    Vídeo-game e todos os brinquedos sonoros devem ser avaliados pelo som que emitem. “O sistema auditivo é um órgão sensorial extremamente delicado e passível de lesões se for muito carregado, principalmente em bebês, que têm uma sensibilidade auditiva muito apurada. A célula ciliada do ouvido interno do bebê sofre com o ruído excessivo e esse abuso pode acabar levando à sua destruição”, alerta o otorrinolaringologista Jamal Azzam.

    A indicação é sempre manter os pequenos longe de ambientes muito barulhentos, seja um local fechado ou na rua, onde o som do trânsito também causa incômodo. Se for inevitável fugir desses locais, o ideal é proteger os ouvidos da maneira certa. “Muitos pais usam algodão para tapar o canal auditivo, mas isso não garante a vedação necessária do som. Uma opção é usar fones de ouvido de boa qualidade que preservem a audição”, finaliza Azzam.

    “Há uma região no cérebro chamada “tálamo”. Esta é a parte do cérebro na qual a música é percebida. No tálamo as emoções, sensações e sentimentos são percebidos antes destes estímulos serem submetidos às partes do cérebro responsáveis pela razão. A música, portanto, não depende do sistema nervoso central para ser assimilada imediatamente pelo cérebro. Ela passa pelo aparelho auditivo, pelo tálamo e depois vai ao lobo central.

    A “batida” que substitui o ritmo provoca um estado de emoção que a mente não discerne. Desorganiza a química. As batidas graves da percussão afetam o líquido cerebrospinal.
    O volume (amplificado) das músicas acima de 50 decibéis prejudica a audição e a saúde cerebral”.


    Ivone Boechat

    ResponderExcluir